Foi divulgado na manhã desta terça-feira (25) o Edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Edital nº 43 estava previsto para ser divulgado na segunda-feira (25), mas só foi publicado nesta manhã.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do site do exame no período de 7 a 18 de agosto. Podem realizar a prova os estudantes com idade mínima de 15 anos para certificação do ensino fundamental, e 18 anos para certificação do ensino médio.

A prova, a partir desse ano, substituirá o Exame Nacional do Ensino Médio (inscrições Enem 2018) para a certificação do Ensino Médio e Ensino Fundamental, tanto no Brasil quanto no Exterior. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Enem para receber o diploma.

O Encceja 2017 será realizado no dia 8 de outubro para estudantes que residem no Brasil, e 10 de setembro para os que residem no exterior.

As provas enem 2018

As provas obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor para o Ensino Fundamental e Médio. O exame constitui-se em provas com trinta questões objetivas, que avaliarão quatro áreas de conhecimento, e pela produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo (redação), a partir de um tema de ordem social, cientifica, cultural ou política.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *