ENEM 2018 está chegando rapidinho, e já estão preparando para o exame né.Saiba quais são os possiveis assuntos da redação e o que fazer para tirar boa nota na redação este ano!Segundo informações do guia do Inep e dicas dos professores Munhoz e Mariussi

Introdução: Apresentar a tese, que é a ideia que vai ser defendida no texto, e relacioná-la ao tema proposto. O aluno deve escolher, preferencialmente, um ponto de vista sobre o qual tenha domínio. Também é importante não cometer erros gramaticais ou de convenções da escrita, organizar o texto em parágrafos bem construídos e articulados entre si e, utilizar as palavras-chave do enunciado da prova e, por fim, expor a problemática já no primeiro parágrafo.

Desenvolvimento: Apresentar justificativas consistentes em relação à tese e responder “por quê?” para cada uma delas para convencer o leitor a concordar com a opinião defendida. Utilizar desde exemplos, dados estatísticos, pesquisas a fatos comprováveis, citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto. Apresentar as causas e as consequências do problema, respectivamente, no segundo e terceiro parágrafos. “Quanto mais o aluno conseguir demonstrar esse conhecimento, mesclando as disciplinas é mais importante para os critérios de avaliação do Enem, pois demonstrará o nível de conhecimento dele”, diz Mariussi.

Conclusão: O aluno deve retomar as ideias expostas na introdução, as justificativas que confirmam a tese e encerrar o debate. Diferentemente dos moldes tradicionais do texto dissertativo-argumentativo, a redação do Enem exige como conclusão uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto, respeitando os direitos humanos. “Evitar os clichês e o senso comum já estipulado em outros momentos. A ideia de conscientização, por exemplo, é algo completamente abstrato, uma questão muito vaga. Também não sugerir como solução fatos inviáveis de serem colocados em prática no Brasil”, orienta Mariussi.

Quais as razões para se atribuir nota zero a uma redação?

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:

– fuga total ao tema;

– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

– extensão de até 7 linhas;

– cópia de texto motivador;

– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

– desrespeito aos direitos humanos; e

– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *