O Guia do Estudante sempre dá dicas de filmes para ajudar nos estudos de enem 2018 porque esse é de fato um meio bacana de compreender conteúdos: você aprende se divertindo, sem cansar, e consegue entender conceitos e fatos que poderiam parecer complicados quando só se lê ou ouve falar a respeito.

Desta vez, a dica é dos professores da plataforma de educação à distância Stoodi, que montaram uma lista de filmes brasileiros para entender questões históricas e sociais do país. Dê uma olhada e inclua esses títulos na sua preparação para o Enem e os vestibulares:

1) Central do Brasil (1998, Drama, 1h55)

De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o fluxo migratório brasileiro é mais expressivo do Nordeste para o Sudeste. Em 2013, por exemplo, a Bahia foi o estado que perdeu maior número de população. Já São Paulo, foi o estado que mais recebeu novos residentes. Para retratar esse cenário, a sugestão de filme é o premiado Central do Brasil. Dirigido por Walter Salles, o longa ganhou o Urso de Ouro em Berlim, o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e mais uma dezena de prêmios. Central do Brasil também foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e rendeu à Fernanda Montenegro a disputa de melhor atriz.
2) Que Horas Ela Volta? (2015, Drama/Comédia, 1h54)

O filme chama atenção para os contrastes brasileiros. Val é uma pernambucana que precisa deixar sua família no Nordeste para procurar emprego em São Paulo. Ela passa a morar na casa de seus patrões e ajuda na criação de Fabinho. Depois de 10 anos sem ver sua filha, Jéssica decide morar coma mãe para se preparar para o vestibular em uma cidade com mais oportunidades. Ela chega, não segue um “protocolo” e começa a questionar algumas diferenças sociais. O filme é dirigido por Anna Muylaert, que dá uma aula de Sociologia e faz uma crítica social ao modo como a classe média trata seus empregados.

3) Olga (2004, Drama/Romance, 2h21)

A produção retrata o período da Intentona Comunista, um movimento liderado pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e contrário ao governo de Vargas. Olga Benário foi uma judia nascida na Alemanha e treinada para lutar em prol do comunismo na União Soviética – local onde conheceu Luís Carlos Prestes. Dirigido por Jayme Monjardim, o filme mostra as extremas dificuldades que o casal enfrenta. Olga é enviada para a Alemanha, em pleno período nazista. Sua chegada ao Campo de Concentração de Ravensbrück é uma das cenas mais marcantes do longa.

4) O Dia que Durou 21 anos (2012, Documentário Histórico, 1h17)

O documentário “O dia que durou 21 anos”, dirigido por Camilo Tavares, revela áudios sigilosos de telefonemas da Casa Branca e documentos secretos da relação Estados Unidos-Brasil durante o Golpe de 64. Dividido em três episódios de 26 minutos cada, o documentário mostra a influência dos presidentes Jonh F. Kennedy e Lyndon Johnson no processo do golpe militar, na época em que João Goulart comandava o Brasil. O filme revela em que medida a CIA estava envolvida com o cenário político quando o plano para tirar Jango do poder foi executado.

Se precisar de mais ajuda na inscrições de inep enem 2018, contate nos via email ou facebook, Favor compartilhe se gostar.

This article has 1 comment

  1. Pingback: 4 filmes brasileiros para ajudar na preparação para o Enem 2018 - INEP ENEM 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *